18 de abr de 2012



Escola Estadual de Ensino Médio Assis Brasil
Decreto de Reorganização nº28350 16/12/77 D.O. 19/12/77
Decreto de Designação nº39906 30/12/99 D.O. 30/12/99
Av. Fernandes Bastos 2875, Bairro São José, Tramandaí
Fone: (51) 36613570
R E G R A S
DE
C O N V I V Ê N C I A
EQUIPE DIRETIVA 2012

DIREÇÃO: IVETE CASTILHOS DE OLIVEIRA MESQUITA
Vice Direção: Manhã Mauro Teixeira
Tarde: Rosane Guimarães
Noite: Neusa Rohsig
Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante! Paulo Freire
Um Feliz 2012 !

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO ASSIS BRASIL

REGRAS DE CONVIVÊNCIA ESCOLAR

Além de terem respeitados os direitos fundamentais previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente e na Constituição Federal, espera-se que os alunos se integrem às atividades da escola, com empenho e dedicação, buscando a valorização pessoal e da entidade, respeitando e cumprindo as normas de convivência aprovadas anualmente pela comunidade escolar.
SÃO DIREITOS DO ALUNO
  • Solicitar esclarecimentos sobre o resultado da avaliação do seu aproveitamento ou outro assunto que julgar necessário dentro do prazo estabelecido pela escola.
  • Buscar ajuda do professor quando encontrar dificuldades na aprendizagem, bem como participar dos Estudos de Recuperação sempre que for necessário.
SÃO DEVERES DO ALUNO
  • Respeitar e cumprir as normas da escola.
  • Comparecer assídua e pontualmente a todas as atividades, inclusive festivas, observando horários estabelecidos para entrada, recreio e saída.
  • Zelar pela conservação do prédio, mobiliários e equipamentos, responsabilizando-se pelos danos causados individualmente ou em grupo.
  • Cooperar na manutenção da ordem e higiene do ambiente escolar.
  • Tratar com cordialidade e respeito os colegas, professores e funcionários.
  • Integrar-se às atividades da escola com empenho e dedicação, buscando a valorização pessoal e da entidade.
É PROIBIDO: Desrespeitar as instruções disciplinares e deixar de cumprir seus deveres escolares.
  • Ocupar-se durante as aulas com qualquer atividade estranha às mesmas.
  • Usar, sem a devida autorização, o nome da Escola para qualquer tipo de propaganda, campanha ou promoção.
  • Ingerir ou distribuir tóxicos e bebidas alcoólicas e fumar no recinto da escola.
  • Praticar ato ofensivo à moral e aos bons costumes vigentes, bem como à saúde individual e pública.
  • Uso de celulares, MP4, etc. em sala de aula. A Escola não se responsabiliza por perdas e danos.
ORIENTAÇÕES GERAIS AOS ALUNOS
A entrada e a permanência na escola como membro do corpo discente é uma opção livre e espontânea. Implica em atitude de coerência, respeito aos princípios e normas que orientam nosso estabelecimento de ensino.
Entrada e saída dos alunos Pelo portão de acesso e, em caso de atraso ou saída antecipada, somente pela portaria, com identificação e justificativa.
. Manhã – 7h 45min às 11h 55min Tarde – 13h às 17h 10 min. Noite – 19h às 23h.
  • Observar horários estabelecidos, evitando saídas freqüentes da sala, permanecendo com sua turma e professor responsável no horário da aula.
Portões de acesso:Fechado após o início e aberto ao sinal de término do turno.
Atrasos: Os casos de atrasos serão registrados pela vice-direção, sendo os pais ou responsáveis chamados após o 3º atraso não justificado no Trimestre.
Faltas em dias de prova ou trabalho :O aluno que tiver cinco dias consecutivos de falta sem justificativa, terá encaminhada comunicação aos pais ou responsáveis. (Se não forem encontrados ou não houver retorno será expedida ficha (FICAI)) ao C.Tutelar.
  • Em caso de falta em dia de prova ou trabalho o aluno deverá apresentar atestado médico para justificar em até três dias. No seu retorno deverá estar preparado para a realização das avaliações.
Presença de pais ou responsáveis :Se necessitar falar com seu filho ou algum professor , deverá, dirigir-se à recepção e ali aguardar até que o mesmo seja chamado.
Afastamento :O aluno que necessitar sair antes do encerramento do seu horário escolar, somente poderá fazê-lo com a presença dos pais ou responsáveis.
Recreio : O aluno não poderá se retirar do recinto escolar sem autorização da Direção ou seu representante, e a merenda do bar somente adquirida neste horário.
Educação Física: Para as aulas de Educação Física é necessária vestimenta adequada, aguardando o professor em sala de aula.
  • Problemas de saúde que comprometam a prática esportiva devem ser informados a direção e ao professor pelos pais ou mediante atestado médico.
  • Dispensados destas aulas os alunos maiores de 14 anos que apresentarem atestado de trabalho, tiverem filhos ou idade superior a 30 anos.

Estragos de materiais e objetos pertencentes à escola: O aluno ou turma que danificar qualquer objeto pertencente à escola deverá ressarci-lo através do pagamento ou reposição (conforme art.116, seção III - ECA.)
Promoções: Quaisquer promoções, confraternizações, saídas de campo e especialmente excursões, deverão ter a prévia autorização da direção e dos pais ou responsáveis dos alunos, quando menores,e acompanhamento de professores. Biblioteca: Os livros retirados da biblioteca pelo aluno terão uma data de devolução, em caso de atraso implicarão em multa e reposição em caso de perda.
  • Os livros didáticos entreguem aos alunos devem ser devolvidos ao final do ano ou, em caso de transferência, antes da entrega do histórico escolar.
Apresentação dos trabalhos escolares: Devem ser redigidas com clareza, objetividade, legibilidade e limpeza, sendo entregues com pontualidade.
  • Os dados de identificação devem constar sempre (nome da escola, disciplina, assunto do trabalho, nome do professor, nome do aluno, turma, turno e data).Os trabalhos deverão ser entregues diretamente ao professor.
Limpeza: Manter a limpeza e organização das salas, banheiros e pátio, fazendo uso das lixeiras, evitando riscar e colocar chicletes nas classes, paredes, etc., bem como zelando pela sua higiene pessoal, e auxiliar na organização da sala ao final do turno.
Medidas sócio- educativas: a. advertência verbal; b. advertência por escrito; c. Suspensão por até três dias das aulas; d. Transferência Os alunos que não cumprirem as normas disciplinares, não terão o direito de participar de excursões de lazer e de atividades esportivas da escola.
Obs. Casos graves serão analisados pelo Conselho Escolar conforme legislação vigente.

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