4 de mai. de 2012

Ensino Politécnico da E.E.E. Médio Assis Brasil/2012.

Levando em conta a proposta do Curso de Ensino Médio Politécnico, foi proposto para as turmas 101, 102, 103, 104, 105, 106, 107 e 108 à realização de pesquisas científicas relacionadas ao tema Qualidade de vida. Os subtemas escolhidos tinham que ter como objetivo a população da cidade de Tramandaí. Tais pesquisas levaram os alunos as seguintes reflexões:
- Reciclar e preservar o meio ambiente é um tarefa e dever de todos nós, por isso, torna-se importante saber os procedimentos da reciclagem para que, sirvamos de exemplo e que realmente possamos ter atitudes/costumes ecologicamente corretos.
- A prática de atividades físicas em qualquer idade está associada diretamente à pessoas saudáveis. A predisposição genética ou o conceito de que a atividade representa um estimulo ambiental responsável pela ausência de doenças, saúde mental e boa aptidão física são conceitos que se relacionam e que são de grande importância quando se fala em exercícios físicos.
- A importância de ter uma alimentação balanceada. A nutrição de comer bem e de forma equilibrada torna-se importante para que se mantenha o peso ideal e para o corpo se desenvolver bem. Para que se tenha uma alimentação adequada, deve-se ingerir frutas, legumes, verduras e fibras. Melhorando significativamente a qualidade de vida.
- A aparência física se torna cada vez mais uma questão prioritária na vida do ser humano. A mídia dita os estereótipos de beleza a cada novo ano, fazendo com que jovens recorram à clinicas de cirurgia plástica na busca de atingir seus objetivos estéticos com menor tempo, entretanto, podem não ser os mais adequados à sua saúde e capacidade física, tornando-se vitimas de diversos transtornos psicológicos.
- Segundo pesquisas, alguns médicos descobriram que “doses” de Mozart aumentariam a capacidade matemática e visual, reduzindo o estresse e dores de artrite, entre outras.
- Jogos tecnológicos funcionam como escape da vida cotidiana para um mundo imaginário ou paralelo a vida real, por conseguinte, compartilhando saberes de uma forma espontânea e participativa, assim sendo, tentando olhar para aquilo que está evidente, a aprendizagem que vai além do conteúdo da sala de aula.
Os diversos assuntos abordados pelos grupos buscaram trazer uma reflexão para tais temas dentro da cidade de Tramandaí. Sendo assim, não nos valia a ideia de se ter uma boa qualidade de vida de maneira global. As entrevistas, os integrantes e profissionais que cooperaram com os projetos foram retirados de nossa cidade, tornando-se assim um projeto regional, para que possamos entender melhor o lugar e a sociedade em que estamos inseridos.

Nenhum comentário: